Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministra do STF palestra sobre papel do juiz

    O fim do século 20 não foi de conquistas de direitos, ao contrário de outros períodos, mas de efetivá-los. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, veio ontem à Justiça Federal proferir uma aula magna sobre a atividade do juiz para fazer cumprir a Constituição Federal.

    Citando Norberto Bóbbio, filósofo político e historiador, Cármen ressaltou a importância do magistrado para garantir os direitos da população. Ela afirma que hoje vivemos em uma época de incertezas, visto que nossos costumes e tradições estão em constante mudança, às vezes até mesmo contraditórios se comparados com os de antigamente. É necessário, então, que o juiz saiba se adaptar. Por ter o papel de julgar os outros, ele precisa ter a ideia de que não há nada seguro em se tratando de pessoas: O juiz não pode estar nem à frente nem atrás da sociedade. Ele é escravo dela, argumenta.

    As diferenças sociais no Brasil, defende, postam-se como entrave à efetivação do direito de cada um. Isso faz com que o juiz precise aplicar um direito constitucional para diversas pessoas de diversas humanidades. A boa prestação jurisdicional torna-se, então, fundamental para garantir e manter o estado de Direito:

    - Se o povo não confiar no Judiciário, fará justiça com as próprias mãos. E justiça com as próprias mãos não é Justiça, é vingança - aponta.

    Apesar das disparidades sociais, Cármen analisa que hoje o cidadão conhece os seus direitos, ao contrário do que ocorria décadas atrás, quando recém iniciava seus estudos na universidade.

    Cabe ao juiz, portanto, fazer com que a Constituição Federal não seja um livro na prateleira, mas a vida das pessoas. Assim, ao proferir uma condenação, ele transforma a palavra em ação direta afetando a vida das partes. Nisso, a ministra do Supremo enfatiza, é exigida compaixão, porque qualquer um é passível de erro. Nós lidamos com quem erra, porque quem não erra não é parte.

    • Publicações976
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministra-do-stf-palestra-sobre-papel-do-juiz/2605377

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)