Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inaugurada a Vara Federal de Gravataí (RS)

    Foi realizada na manhã de hoje (4/4) a solenidade de instalação da Vara Federal e Juizado Especial Federal Cível de Gravataí (RS). A cerimônia, que ocorreu no local onde funcionará a nova subseção da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, foi coordenada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Vilson Darós.

    A VF de Gravataí está localizada na Rua Irmã Madre Martha Maria, nº 14, ao lado do fórum estadual no município. A nova unidade já nasce eletrônica, pois todos os processos serão virtuais, utilizando o processo eletrônico judicial, o e-Proc v2, que está há mais de um ano em pleno funcionamento em todas as varas da Justiça Federal da 4ª Região.

    Durante a cerimônia, a advogada Paula Barbosa Vargas, presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Gravataí, destacou que a entidade está extremamente feliz com a vinda da JF, o que representa maior agilidade na tramitação processual. A advogada lembrou que a conquista é fruto também do trabalho dos presidentes que a antecederam na direção da seccional. A prefeita de Gravataí, Rita Sanco, agradeceu a sensibilidade do Poder Judiciário e lembrou que a instalação da nova vara é uma conquista da forte mobilização da cidade para conseguir esse serviço, disse, ressaltando que a prefeitura continuará colaborando com a JF.

    Em seu discurso, o juiz federal Adel Americo Dias de Oliveira, que assume a direção do Foro da nova subseção, afirmou que se esforçará ao máximo para garantir uma prestação jurisdicional rápida e de qualidade. O magistrado lembrou que a JF em Gravataí está de portas abertas para receber todos para conversar e trocar ideias: estamos aqui para atender aos anseios da comunidade, ressaltou. Já o juiz federal Marcelo De Nardi, diretor do Foro da Seção Judiciária do RS, ressaltou a organização, a ação e a força da comunidade de Gravataí, que quis muito ser sede da JF, o que representa prestígio e confiança na nossa instituição. De Nardi agradeceu ao apoio da prefeitura, inclusive pela manutenção do Juizado Especial Federal Avançado que, desde 2008, funcionava em Gravataí.

    O presidente Vilson Darós ressaltou que esta é a sétima vara federal que está sendo instalada durante a sua gestão. O momento é de alegria para os advogados, para o cidadão, para a Justiça Federal e para mim, afirmou. O desembargador lembrou que o ato de hoje é o prosseguimento de uma atividade que vem desde 1987, quando se iniciou o processo de interiorização da JF. A partir de hoje, a JF conta com varas federais em 23 municípios gaúchos.

    Vara nasce virtual

    Darós explicou que a nova vara já nasce totalmente virtual, pois usará o processo eletrônico judicial, o e-Proc v2, em pleno funcionamento em toda a JF da Região Sul. Quem visitar as dependências da vara verá que não existem armários para guardar pilhas de processos, comemorou. O presidente também agradeceu ao trabalho realizado pelo juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, titular do 1º JEF Previdenciário de Porto Alegre, e aos servidores que atuaram no JEF Avançado, um embrião dessa nova subseção, concluiu.

    A nova vara julgará matérias de execução fiscal, ações previdenciárias de juízo comum e especial e quaisquer outros feitos cíveis de juizado especial e terá jurisdição ainda sobre os municípios de Cachoeirinha, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha.

    Também prestigiaram a solenidade os juízes federais Alcides Vettorazzi e Danilo Pereira Jr., respectivamente diretores de Foro da JF de Santa Catarina e do Paraná, a vereadora Tânia Ferreira, representando a Câmara de Vereadores de Gravataí, a juíza de Direito Ivortiz Marques Fernandes, diretora do Foro da Justiça Estadual no município, o procurador-chefe substituto do MPF/RS, José Alexandre Pinto Nunes, o procurador regional da União na 4ª Região, Luiz Antônio Alcoba de Freitas, a procuradora regional federal da 4ª Região, Lúcia Sampaio Alho Dutra, o superintendente regional da Polícia Federal, Ildo Gasparetto, e o corregedor regional da PF, Solon Cardoso Filho, além de diversas autoridades municipais, estaduais e regionais.

    Diretor do Foro da Seção Judiciária gaúcha Marcelo De Nardi (E), prefeita Rita Sanco, Presidente do TRF4 Vilson Darós e Diretor do Foro de Gravataí Adel Dias de Oliveira (D)

    Fonte: Imprensa TRF4

    • Publicações976
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inaugurada-a-vara-federal-de-gravatai-rs/2633131

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)